Doença Terminal


Você passa a vida toda sabendo que isso é provável, mas tenta esquecer disso sempre que possível, da mesma maneira que adia o pensamento da própria morte. Por mais que tenha consciência que morrerá e que pode ser a qualquer momento, sempre imagina que acontecerá mais no futuro, nunca no presente.

Então, um dia, você se sente mal. O corpo não responde mais aos seus comandos. Dor infiltra-se em seus nervos. Aflição domina seus pensamentos. Você sabe que algo grave está acontecendo e que precisa ser levado urgentemente ao hospital.

O médico surge com o diagnóstico em mãos. Você sabe que não é algo bom. Imagina que terá que gastar centenas ou alguns milhares de reais para pagar o tratamento. Também crê que terá que mudar sua vida completamente. Talvez parar de comer carne vermelha, ou frituras. Quem sabe a cerveja do fim de semana terá que sumir da programação. Nada de salgadinhos de festa ou pastéis de rua.

Você se prepara para tudo isso, pensando que a vida será difícil, mas será o jeito. Você se prepara para tudo. Exceto uma coisa.

O médico diz que seu quadro é irreversível.

Ele observa sua falta de fé nele. Está acostumado. É comum essa reação. As pessoas tendem a não crer que suas doenças são incuráveis. Ele explica detalhadamente o que há com o seu corpo, contudo você mal ouve. Fica atento apenas para que ele diga sobre algum procedimento que possa gerar resultado, mesmo que as chances de sucesso sejam mínima... mas ele nunca diz isso.

Dentro da explicação, ele diz que a doença já existia a bastante tempo e que se fosse diagnosticada previamente, você poderia ter uma chance de cura, porém no estado atual... não lhe resta pouco mais do que alguns míseros meses de vida. Ele ainda afirma que provavelmente é menos do que um semestre.

Após isso você é liberado. Estranhamente você se sente igual. Seu corpo está bom. Sua mente raciocina normalmente. Sua carne não parece podre. Os alimentos não te fazem mal. É quase inacreditável que em alguns meses certos você será nada mais do que um cadáver em uma cova funda coberta por terra escura.

Médico após médico. Mais de cinco deles são visitados por você e suas respostas são idênticas. Em alguns casos, com exatamente as mesmas palavras do anterior. Nesse ponto você começa a perceber que é verdade.

Você morrerá.

Tudo que imaginou para sua vida. Todos os desejos que ainda restavam. Todas as conquistas que deveriam ser alcançadas. Todos os sonhos... tudo terminará. É como um seriado cancelado no meio de uma temporada, deixando uma história promissora em aberto para nunca mais retornar. Você nunca mais retornará. Você deixará tudo que ama, todas as pequenas coisas que sempre adorou em vida. Nunca mais deitará na areia da praia; ouvirá uma boa musica; conversará com um amigo; jogará videogame; verá programa de televisão; comerá um sanduíche.. nunca mais.

Sua família fica inconformada. Sua mãe chora todos os dias desde ao amanhecer até a hora em que adormece pela madrugada. Seu irmão se torna agressivo, tentando explorar uma maneira mágica para conseguir um tratamento especial. Grita com médicos e acadêmicos por não mostrarem a ele uma cura milagrosa. Vasculha toda internet esperando haver uma resposta. As crianças não compreendem como é que você pode ter tanta certeza na morte. Como elas poderiam compreender uma doença incurável?

Você se torna um zumbi, vagando pela Terra apenas se alimentando, sem uma razão pra existir. Sem um propósito. Sua existência está condenada e até o fim dos dias, você apenas respira medo e terror. O horror infecta sua mente todos os dias. Seu corpo treme de medo quando a escuridão surge. Reza para que alguma crença religiosa terrestre seja verdade e que você tenha uma pós-vida.

Finalmente chegou seu apocalipse. Seus dias estão contados. Por quanto tempo você pode permanecer são até que sua morte aconteça?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar Tirinhas: Ideias, Piadas e Brainstorms

Como Criar Tirinhas: Personagens, Desenhos e Cores

Como Criar Tirinhas: Formato, Compartilhamento e Publicação