Como Criar Tirinhas: Personagens, Desenhos e Cores

Olá, eu sou o Jrol Lima, criador e ilustrador do Dobradinha Comics e hoje eu falarei sobre desenhos.
Não tem como não falar de desenhos nessa minha serie de textos e, embora eu não farei um tutorial de como desenhar pois já existem diversos aí e eu nem desenho tão bem assim, agora eu vou mostrar alguns pontos importantes que você precisa se atentar quando for fazer suas ilustrações.

PERSONAGENS!

Eu tenho certeza! O que me assaltou foi o sexto da esquerda para a direita
Apos tudo definido quanto a ideias, temas, assuntos e narrativas é hora de pensar sobre o que você realmente que fazer e com isso eu digo que você precisa pensar se irá usar personagens fixos ou descartáveis.
Personagens descartáveis não são recorrentes ou sequer aparecerão novamente em outras tirinhas, enquanto os fixos são regulares, sendo aproveitados constantemente em uma linha narrativa linear ou não.
Com personagens fixos você consegue criar piadas mais específicas e internas. Você poderá fazer brincadeira com roupas, personalidade e aparência dos personagens de uma maneira natural. Com eles você também cria uma base de fãs mais fiel. Fãs esses que serão mais engajados com seu trabalho, no entanto ter personagens regulares faz com que seja menos fácil você atrair novos leitores, principalmente depois de um tempo, quando você tiver um numero razoável de publicações. É como uma série de TV com muitas temporadas ou uma revista em quadrinhos com muitos anos... O leitor se sente ameaçado pela quantidade de conteúdo e acaba evitando entrar em contato com seu material.
Por outro lado, enquanto personagens descartáveis atraem novos leitores com maior facilidade, essa abordagem faz com que eles sejam menos ativos e mais esporádicos. Contar que as piadas internas se tornam menos naturais, entretanto personagens avulsos criam uma facilidade maior em você ser visto por novos viewers assim como também te dá maior liberdade para abordar diversos assuntos criando menos restrições de ideias..
A escolha do tipo dos personagens será devido ao tipo de historias que você quer criar, contudo uma outra coisa também definirá se você deve adotar personagens fixos ou descartáveis:

CONSISTÊNCIA!

Nem sei o que comentar da cara desse cara...
Por consistência eu digo a capacidade de manter o mesmo tipo e estilo constantemente, sendo assim, a habilidade de fazer com que os personagens sejam os mesmos sempre, sem ficar mudando (involuntariamente) aparência ou forma do que é desenhado. Caso você não consiga fazer isso, tudo bem… Isso não indica que você não possa fazer tirinhas, no entanto exigirá um pouco mais de trabalho e tempo.
As melhores maneiras de você permanecer consistente são: mantenha-se simples e utilize-se de linhas-guia.
É óbvio que é legal fazer um desenho bem detalhado, aprimorado e complexo, mas consistência é muito mais importante que isso. Se seu personagem muda de forma a ponto de ficar irreconhecível entre um quadro e outro, ISSO ESTÁ ERRADO e faz com que você seja um ilustrador ruim. Você precisa ser regular. Isso é vital para qualquer desenhista, mesmo porque em diversos momentos você será obrigado a redesenhar um personagem em uma nova pose e ele precisa ser reconhecido. Por isso mesmo, se você não consegue ser muito consistente, você deve tentar manter-se simples. Faça desenhos com poucos traços, poucas formas, poucos detalhes. Faça o mais simples que puder, contudo que ainda possa ter uma identidade sua. Isso garantirá estabilidade quadro após quadro.
Mesmo assim, você deve usar sempre que possível, linhas-guia para fazer com que seu desenho seja o mesmo sempre. Essas são linhas que servem para você organizar, fixar e delimitar onde cada elemento gráfico deve aparecer num desenho. São chatas de fazer, pois elas são meio técnicas e impedem que seu desenho seja tão livre, mas elas são uma garantia de que seu desenho será o mesmo o tempo todo.
Com o auxílio das guias e da redução de detalhes do seu desenho, está na hora de criar o:

DESIGN DOS PERSONAGENS!

Estudo, estudo e mais estudos... E isso nem é vestibular!
Nem venha choramingar, você precisa sim fazer um design de personagens, principalmente se você tem personagens fixos. Você precisa saber como desenhá-los e o que funciona ou não em suas formas, roupas e outras coisas. No design do personagem você também definirá quais são suas guias, como seus personagens são construídos. Você fará o máximo de estudos possíveis.
Lembre-se de algo importante: faça o maior número de rascunhos possíveis! Muitos rascunhos significam que você aprimorará o design do seu personagem, dando certeza que você fará algo único e totalmente seu, com seu estilo e traço.
Por falar em estilo e traço, está na hora de falar sobre a:

FINALIZAÇÃO!

Finalize já!
Por finalização eu falo sobre qualquer tipo de acabamento do desenho. Na verdade eu não tenho uma dica de verdade para dar, apenas uma mensagem: você deve finalizar seu desenho da maneira que achar melhor! Não se engane pela quantidade de sites por aí com tirinhas feitas digitalmente, você deve fazer da maneira que achar melhor. Se você não tem ou não gosta de uma mesa digitalizadora, faça no papel mesmo, finalize à grafite, nanquim, aquarela, lápis de cor… Qualquer coisa vale de verdade! Você está buscando uma identidade, um estilo, uma personalidade para seu site e seu desenho e a maneira que finaliza exibe bastante disso, então não condicione-se a fazer o acabamento da maneira que parece mais convencional. Faça da SUA maneira!
A finalização indica que você já terminou sua ilustração, mas há mais um item para acrescentar:

CORES!

Douglas Feer é o cara!
Você pode fazer tirinhas sem cores sem problema algum, no entanto caso escolha usar cores isso dá ainda mais identidade ao seu trabalho e também um apelo visual maior às suas publicações, no entanto como escolher suas cores? Como saber quais as cores certas se encaixam no seu desenho?
Você deve pensar primeiro se você tem um tipo de cor favorito. Lembre-se que isso é sobre desenvolver seu material e seu estilo, por isso você deve fazer algo que goste e retrate você. Talvez você goste de cores mais saturas, mais claras, mais cinzentas, mais escuras… Defina as cores que são mais agradáveis primeiro. Para ajudar nisso, pense na característica das suas tirinhas e das suas ideias. Cores saturadas podem ser mais energéticas; cores mais claras talvez sejam mais tranquilizadoras; carregadas mais em tons de marrom pode dar a ideia mais natural. Existem também diversos sites com significado das cores e eles podem te ajudar a dar uma conotação diferente ao seu trabalho.

Eu tenho duas sugestões aqui para escolhas de cores. A primeira é o Kuler, da Adobe. Ele conta com diversas ferramentas que te ajudam a escolher cores mais facilmente e gerar sua própria paleta, além de ter um acervo de cores bem bacana e extenso.
Quem é que não gosta de um Kuler?
A outra sugestão é o Palette for Chrome que, como o nome já deve indicar, funciona para o navegador Google Chrome. Com ele você pode pegar basicamente as cores usadas em uma ilustração. Eu uso-o bastante quando vejo um trabalho com cores que eu gostei demais e acredito que combinem com meu estilo de desenho.
"Mas eu não uso o Chrome". Nesse caso: Use o Chrome!

Bem, por hoje é só.
Semana que vem virá a ultima postagem explicando como publicar e dicas de divulgação do seu trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar Tirinhas: Formato, Compartilhamento e Publicação

Como Criar Tirinhas: Ideias, Piadas e Brainstorms